Peregrinação - Hajj
 

Queridos irmãos, nesses dias os muçulmanos, no mundo inteiro, se preparam para viajar à Meca para realizar o Quinto Pilar do Islam, a Peregrinação. Esse pilar foi estabelecido por Deus a todos muçulmanos que tiverem condições para isto, ao menos uma vez na vida. Deus fala no Alcorão Sagrado: “Encerra sinais evidentes; lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. A peregrinação à Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade”. (3:97)

E também disse: “E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar”. (23:27)

E o Profeta disse: “Ó servos de Deus, Deus obrigou a todos vocês a peregrinação”. Um dos companheiros perguntou: “Ó Mensageiro de Deus, é obrigatório que se faça a peregrinação todos os anos?”. O Profeta não gostou da pergunta e não respondeu; então o homem repetiu a mesma pergunta. O Profeta respondeu: “Não é obrigatório que se faça todos os anos, basta uma vez na vida; mas caso eu dissesse que sim, a peregrinação seria obrigatória e, então, vocês não teriam condições de realizá-la”.

Queridos irmãos, na cidade de Meca está a primeira na casa de Deus na Terra. A Caaba é o lugar onde Deus foi adorado pela primeira vez na Terra e foi construída pelo profeta Abraão. Deus falou no Alcorão Sagrado: “Por certo, a primeira casa de Allah, edificada para os homens é a que está em Bakkah; é abençoada e serve de orientação para os mundos”. (2:96)

Por isso, esse lugar é considerado o mais sagrado; Deus mandou que todos os muçulmanos se dirigissem, cinco vezes ao dia, estejam onde estiver, para fazer suas orações. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até a Qibla que te satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para a Sagrada Mesquita (de Meca)! E vós (crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos rosto até ela. Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a verdade de seu Senhor; e Deus não está desatento a quanto fazem.” (2: 144)

Assim como Deus nos obrigou a dirigirmo-nos cinco vezes ao dia para rezar em direção à Meca, Ele também nos obrigou a irmos pessoalmente até ela em peregrinação.

Queridos irmãos, a peregrinação não é uma viagem turística para descanso e lazer, mas, sim, uma viagem que tem muitas significações, muitas lições e que temos de entendê-las. Entre os grandes objetivos da peregrinação está a confirmação dos princípios humanistas dentro dos corações dos muçulmanos. A igualdade é um princípio comum que está presente entre todos os seres humanos e em todos os lugares do mundo. Desse modo, o muçulmano vive mais intensamente esse princípio quando ele realiza a peregrinação. Durante a viagem da peregrinação, todos são iguais; toda e qualquer forma de preconceito desaparece. As etnias, os status sociais, as idades e todas as formas de discriminações e diferenças entre os humanos deixam de existir.

Todos utilizam o mesmo tipo de roupa na cor branca, que representa a pureza dos corações dos peregrinos; todos são filhos do profeta Adão, todos são servos de Deus e O adoram como única divindade, pedem e suplicam ao Criador e o melhor entre eles, diante de Deus, é o mais temente.

A unidade é um fator muito importante para qualquer comunidade. Não é possível para qualquer comunidade alcançar a vitória sem união. A diversão é a base do fracasso. Deus falou no Alcorão Sagrado: “E obedecei a Deus e ao Seu Mensageiro e não disputeis entre vós, porque fracassaríeis e perderíeis o vosso valor. E perseverai, porque Deus está com os perseverantes”. (8:46). Ele disse também: “E agarrai-vos todos à corda de Allah e não vos separeis (...)”. (3:103)

Em Meca, queridos irmãos, aprendemos a ser unidos, pois milhões muçulmanos, de todos os lugares do mundo, se encontram em um grande congresso internacional. A unidade é uma dos grandes aprendizados que precisamos receber hoje em dia em nossas vidas.

A peregrinação tem uma importância muito grande para a elevação espiritual, pois essa viagem assemelha-se à morte; a passagem para a outra vida. O peregrino deixa seu país, sua casa, seu dinheiro e outros bens materiais, sua família e veste-se com uma roupa branca e se dirige somente para Deus, pedindo perdão e misericórdia.

Pedimos a Deus que facilite para todos nós o cumprimento desse pilar e que possamos aprender e compreender todas essas lições. Louvado seja Deus!

Sheikh Mohamad Al Bukaí
30/10/2009

 
     
x