Quem é o Profeta Muhammad
 

Sua linhagem:

Ele é Abul-Qasim (pai de Al-Qasim) Muhammad, filho de Abdullah, filho de Abdul-Mutalib. Sua linhagem remonta à tribo de Adnan, filho de Ismael [o Profeta de Deus, filho de Abraão] que Deus exalte sua menção. Sua mãe foi Aminah, filha de Wahb.
O Profeta Muhammad disse:

Certamente Deus escolheu a tribo de Kinanah entre todas as tribos dos filhos de Ismael; Ele escolheu os Quraish entre todas as tribos de Kinanah; Ele escolheu Banu Hashim entre todas as outras famílias dos Quraish; e me escolheu que sou de Banu Hashim. (Muslim, 2276)

Assim, o Profeta Muhammad tem a linhagem mais nobre deste mundo. Seus inimigos assim o afirmavam; Abu Sufyan, que era arqui-inimigo do Islam, antes de converter-se em muçulmano, afirmou-o frente a Heraclio 8.

Abdullah b. Abbas, que Deus seja complacente com ele, narrou que o Mensageiro de Deus Muhammad escreveu a César e o convidou a entrar no Islam. Escreveu-lhe uma carta que foi entregue ao Governador de Busra, que por sua vez a reenviou a César.

César, em agradecimento a Deus, foi caminhando de Hims a Ilya (Jerusalém), quando Deus lhe outorgou a vitória sobre as forças persas. Então, quando chegou a carta do Mensageiro de Deus, disse depois de lê-la : Busquem qualquer pessoa do seu povo (árabes da tribo Quraish), para perguntar-lhe sobre o Mensageiro de Deus!

8 Imperador do Império bizantino (610-641) que conquistou a Síria, Palestina e Egito à Pérsia (613-628).

Nesse momento, Abu Sufyan bin Harb se encontrava em Sham 9 com uns homens de Quraish que tinham vindo (a Sham) como mercadores, durante a trégua que haviam concluído, entre o Mensageiro de Deus e os incrédulos de Quraish. Abu Sufyan disse: O mensageiro de César nos encontrou em algum lugar de Sham e nos levou, a mim e aos meus companheiros a Ilya, ante a presença de César e o encontramos sentado em seu trono real, com sua coroa e rodeado de altos dignitários bizantinos. Ele disse ao seu tradutor: Pergunta-lhes quem de entre eles tem algum parentesco com o homem que disse ser profeta. Abu Sufyan acrescentou:

Respondi-lhe: Sou seu parente mais próximo. Perguntou-me: Qual é teu parentesco com ele? Respondi-lhe: É meu primo, e não havia ninguém na caravana de Bani Abd Manaf, exceto eu.César disse: Que se aproxime. E logo ordenou que meus companheiros permanecessem atrás de mim e disse ao tradutor: Diga a seus companheiros que vou perguntar a este homem sobre o homem que diz ser profeta. Se ele mentir, devem contradizê-lo imediatamente. Abu Sufyan acrescentou:

Por Deus! Se não fosse uma vergonha que meus companheiros me chamassem de mentiroso, não lhe teria dito a verdade quando me perguntou. Mas me pareceu uma desonra que meus companheiros me chamassem de mentiroso, por isso disse a verdade. Logo disse ao seu tradutor: Pergunta-lhe a que tipo de família pertence. Respondi-lhe: Pertence a uma família nobre. Logo disse: Alguma vez outra pessoa afirmou ser o mesmo que ele disse ser? Respondi-lhe: Não. Logo disse: Alguma vez o acusaram de mentir? Respondi-lhe: Não. Disse então: Algum dos seus ancestrais foi rei? Minha resposta foi: Não. Logo acrescentou : Seguem-no os ricos ou os pobres? Respondi-lhe : Os pobres o seguem. Disse me logo: Seguem-no mais ou menos pessoas, cada dia que passa? Respondi-lhe: Seguem-no, cada dia, mais pessoas. Disse-me: Alguns dos que adotam sua religião se desiludem e logo deixam de lado sua religião? Respondi-lhe: Não quebra suas promessas? perguntou-me. Respondi-lhe: Não, mas neste momento estamos em uma trégua com ele e temos medo de que nos traia. Abu Sufyan acrescentou:

Fora sua última oração, nada pude dizer contra ele. Então César perguntou: Alguma vez tiveram uma guerra contra ele? Sim, respondi-lhe. Disse-me: Qual foi o resultado dessas batalhas com ele? Ás vezes ele ganha, às vezes, nós ganhamos, foi minha resposta. Disse então: Que coisas lhes ordena?. Disse-lhe: Mandamos que adoremos somente a Deus, que não adoremos a outros além d Ele, e que deixemos de lado tudo que adoravam nossos ancestrais. Ordena-nos que oremos, que façamos caridade, que mantenhamos a castidade conjugal , que cumpramos nossas promessas e que devolvamos aquilo que nos emprestam. Quando disse isso, César disse ao seu tradutor: Diga-lhe: Perguntei-te sobre sua linhagem e tua resposta foi que pertencia a uma família nobre. De fato, todos os Mensageiros vinham da mais nobre das linhagens dos seus respectivos povos. Logo, te perguntei se alguém mais dizia ser o que ele diz ser, e tua resposta foi negativa. Se a resposta tivesse sido afirmativa, pensaria que este homem diz ser algo que já foi dito antes dele. Quando te perguntei se alguma vez o acusaram de mentir, tua resposta foi negativa; eu considero sensato que uma pessoa que não mente para as pessoas também não minta sobre Deus. Logo te perguntei se algum dos seus ancestrais foi rei. Tua resposta foi negativa, e se houvesse sido afirmativa teria pensado que este homem pretendia recuperar seu passado real. Quando te perguntei se o seguem os ricos ou os pobres, me respondeste que são os pobres que os seguem.

De fato, eles são os seguidores dos Mensageiros. Logo te perguntei se seus seguidores são mais ou menos a cada dia. Respondeste que cada vez são mais. De fato, isso é resultado da verdadeira fé, até que esteja completa (em todos os sentidos). Perguntei te se havia alguém, que logo após adotar sua religião, desiludiu-se e descartou sua religião; tua resposta foi negativa. De fato, é um sinal da verdadeira fé, pois quando seu prazer entra e se mistura completamente nos corações, ninguém se desilude. Perguntei-te se alguma vez tinha quebrado uma promessa. Tua resposta foi negativa. E assim são os Mensageiros; nunca rompem suas promessas. Quando te perguntei se alguma vez combateram, me respondeste que às vezes o fizeram, e que em algumas ocasiões ele saía vitorioso, em outras vezes, vocês. De fato, assim são os Mensageiros; são postos à prova e a vitória final sempre é deles. Logo te perguntei que coisas lhes ordenava. Respondeste-me que lhes ordenava adorar somente a Deus e não adorar a outros, junto com Ele ; deixar de lado o que seus ancestrais costumavam adorar, suplicar, dizer a verdade, ser casto, cumprir as promessas, e devolver aquilo que lhes é confiado. Essas são em realidade as qualidades de um profeta que eu sabia que viria (segundo as Escrituras anteriores), mas não imaginava que seria um de vocês. Se o que dizes é verdade, logo ele ocupará o solo que está sob meus pés, e se pudesse iria até ele imediatamente para conhecê-lo e lavaria seus pés. Abu Sufyan acrescentou:

César pediu a carta do Mensageiro, que foi lida. A mesma dizia: "Em nome de Deus, o Misericordioso, o Compassivo. De Muhammad, o servo de Deus e Seu Mensageiro a Heraclio, Soberano dos bizantinos: Paz para quem segue a guia. Convido-te ao Islam; torna-te muçulmano e estarás a salvo e Deus te recompensará duas vezes. Mas se Lhe viras as costas, sobre ti recairá o pecado de teus súditos.

"Gente do Livro! Sejamos unânimes: Que não adoreis senão a Deus e não o associeis a nada nem vos tomeis uns aos outros por senhores, distantes de Deus; e se derem as costas, dizei: Testemunhai que somos muçulmanos." (Alcorão 3: 64) Abu Sufyan acrescentou:

Quando Heraclio terminou seu discurso, produziu-se um enorme clamor e um grito por parte dos dignitários bizantinos que o rodeavam, e havia tanto ruído que não se entendia o que diziam. Então, ordenaram-nos que saíssemos da corte. Quando saí com meus companheiros e estávamos sozinhos, disse lhes: Certamente, o assunto do Profeta ganhou poder. O Rei dos bizantinos o teme. Abu Sufyan acrescentou:
Por Deus, cada vez estava mais seguro de que sua religião obteria a vitória até que terminei por aceitar o Islã. (Bujari, 2782)

9 Esta é uma região histórica do Médio Oriente que circunda o Mediterrâneo. Inclui os estados modernos da Síria, Líbano, Palestina e Jordânia.

Fonte: Abdurrahman al-Sheha - Tradução: Lic. Muhammad Isa García Revisão: Ana María Gonzalez Litardo (Versão Brazil) Khadija Machado (Versão Portugal) Escritório de difusão do Islã de Rabwah www.islamhouse.com Primeira Edição, 1428/2007. Copyright © 2007 Abdurrahman al-Sheha. Todos os direitos reservados.

 
 
     
x