A Ética do Profeta com seus companheiros
 

1. As relações próximas do Profeta com seus companheiros : Isto é sabido já que temos relatos detalhados da biografia do Profeta. O Profeta é o exemplo que deveríamos emular em todos nossos assuntos. Yarir b. Abdullah disse: O profeta não me impediu que me sentasse com ele desde que eu aceitei o Islam. Sempre sorria quando me olhava. Uma vez me queixei com ele, já que não podia andar a cavalo e me deu um leve golpe no peito e suplicou a Deus, dizendo Oh Deus! Segura-o e converte-o em uma pessoa que guie os demais e que seja uma fonte de orientação. (Bujari, 5739)

2. O Profeta costumava entreter seus companheiros e brincava com eles: Anas b. Malik disse que o Mensageiro de Deus era a pessoa mais educada. Tenho um irmão menor cujo nome é Abu Umair ele costumava brincar com um pequeno pássaro chamado ’An-Nughair’. O Profeta lhe disse: Abu Umair! Que foi que o Nughair te fez?. (Muslim, 2150) O Profeta não só entretinha seus companheiros com palavras, mas também os divertia brincando. Anas b. Malik disse: Um beduíno chamado Zahir b. Haram dava presentes ao Profeta e ele também lhe dava presentes. O Profeta disse: Zahir é nosso deserto, e nós somos sua cidade. O Profeta se aproximou, enquanto ele estava vendendo suas mercadorias, abraçou-o por trás, e este não o viu. Logo disse: Solta me! Quando percebeu que era o Profeta quem o estava abraçando, pressionou suas costas contra o peito do Mensageiro! O Mensageiro de Deus lhe disse: Quem compraria este escravo para mim? Zahir disse: Mensageiro de Deus, não valho nada! O Mensageiro de Deus então, disse-lhe: Deus não te considera sem valor! Tu és valioso e precioso para Deus (Ibn Hibban, 5790)

3. Consultava seus companheiros
O Profeta consultava seus companheiros e tinha em conta suas opiniões e pontos de vista em assuntos e problemas nos quais não se revelavam os textos sagrados. Abu Hurairah disse: Não vi uma pessoa mais entusiasta pelos conselhos sinceros de seus companheiros que o Mensageiro de Deus. (Tirmizi,1714).

4. Visitar os enfermos, fossem ou não muçulmanos
O Profeta se preocupava com seus companheiros e se assegurava que estivessem bem. Se soubesse que alguém estava doente, corria para visitá-lo, com quem estivesse com ele. Não só visitava os muçulmanos como também aqueles que não eram muçulmanos e que estavam doentes. Anas b. Malik disse: Um rapaz judeu prestava serviços ao Profeta e adoeceu. Então o Profeta disse: Vamos visitá-lo. Foram vê-lo e encontraram seu pai sentado ao seu lado; o Mensageiro de Deus disse: Testemunhe que não há outro verdadeiro deus merecedor de adoração que não seja Deus e eu intercederei por ti no Dia da Ressurreição. O rapaz olhou seu pai , que lhe disse: ’Obedece a Abul-Qasim!(sobre nome do profeta)’ Então o rapaz disse: Não há outro verdadeiro deus merecedor de adoração que Deus, e Muhammad é o último Mensageiro. O Profeta disse: Todos os louvores cabem a Deus, Quem o salvou do Fogo do Inferno. (Ibn Hibban, 2960).

5. Era agradecido com a bondade das pessoas com ele, e as recompensava generosamente. Abdullah b. Umar narrou que o Mensageiro de Deus disse: Quem busque refugiar-se em Deus de seu demônio, não será prejudicado. Quem te pede algo por Deus, entrega-lhe. Quem te convida, aceita seu convite. Quem te faz um favor ou um ato de bondade, paga-lhe de forma similar; mas se não encontras como recompensá-lo, então suplica a Deus por ele continuamente, até que consideres que o hás recompensado. . (Ahmad, 6106) A’ishah disse: O Mensageiro de Deus aceitava presentes e os recompensava com generosidade. (Bujari, 2445)

6. O amor do Profeta por tudo que é bom e bonito: Anas disse: A mão do Mensageiro de Deus era mais suave que qualquer seda que jamais haja sido tocada, e o aroma de sua pele era mais agradável que qualquer perfume que jamais foi sentido. (Bujari, 3368)

7. O Mensageiro de Deus amava ajudar aos outros, intercedendo por eles: Abdullah b. Abbas disse: O marido de Barirah era um escravo que se chamava Mugís Eu o vi caminhando atrás dela, chorando pelas ruas de Medina, e suas lágrimas caiam de sua barba. O Mensageiro de Deus disse a Al-Abbas: Não te assombres com o quanto Mughiz ama a Barirah, e quanto Barirah o despreza! O Profeta disse a Barirah: Por que não voltas com ele? Ela lhe disse: Estás me ordenando que o faça?
Ele disse: Não, estou intercedendo em seu favor. Ela disse: Não preciso disso. (Bujari, 4875)

8. O Mensageiro de Deus servia se a si mesmo: A’ishah disse: Perguntaram-me como o Mensageiro de Deus se comportava em sua casa. Ela disse: Ele era como qualquer homem; lavava sua roupa, alimentava as suas ovelhas e se servia a si mesmo. (Ahmad 24998) Os excelentes modos do Profeta, não só faziam com que se servisse a si mesmo, como também aos demais. A’ishah disse: Perguntaram-me como se comportava em sua casa o Mensageiro de Deus. Ela disse: Ele ajudava em casa com as tarefas diárias e quando ouvia o chamado para a oração, dirigia-se para a mesquita. (Bujari 5048)

Fonte: Abdurrahman al-Sheha - Tradução: Lic. Muhammad Isa García Revisão: Ana María Gonzalez Litardo (Versão Brazil) Khadija Machado (Versão Portugal) Escritório de difusão do Islã de Rabwah www.islamhouse.com Primeira Edição, 1428/2007. Copyright © 2007 Abdurrahman al-Sheha. Todos os direitos reservados.

 
 
     
x